Responsive Advertisement
A votação final do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) deve perdurar pela madrugada da próxima quarta-feira (31). A sessão será iniciada nesta terça-feira (30), às 9h e cada senador terá 10 minutos para falar antes da abertura dos votos.

Dilma Rousseff terá uma hora e meia para se defender bem como os juristas que pediram o impeachment, Janaina Paschoal e Helio Bicudo. Em seguida, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, fará um relatório resumido dos argumentos da acusação e da defesa. Começará, então, o encaminhamento para a votação. Nesta fase, dois senadores favoráveis ao impeachment e dois contrários terão cinco minutos cada um para se manifestar. Não haverá orientação dos líderes das bancadas para a votação.

Os senadores terão que responder à pergunta: "Cometeu a acusada, a senhora presidente da República, Dilma Vana Rousseff, os crimes da responsabilidade correspondentes à tomada de empréstimos junto a instituição financeira controlada pela União e à abertura de créditos sem autorização do Congresso Nacional, que lhe são imputados e deve ser condenada à perda do seu cargo, ficando, em consequência, inabilitada para o exercício de qualquer função pública pelo prazo de oito anos?". 

Para o afastamento definitivo da presidente, é necessário o voto de 54 senadores.

Com informações do editor de Política, Luiz Fernando Lima, direto de Brasília.

Post a Comment