Responsive Advertisement
A Medida Provisória 460 aprovada, em agosto de 2009, que resultaria em benefícios fiscais para a empreiteira Odebrecht, teve o apoio de 15 deputados federais baianos. A MP, que é alvo da 35ª fase da Operação Lava Jato, foi vetada pelo então presidente Lula (PT) 22 dias depois.

Segundo apurou o Bocão News, dos 27 parlamentares da Bahia presentes, 12, que eram da então da base do governo Lula, votaram contra e 15 foram favoráveis (veja a lista abaixo). Os candidatos à prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM) e Alice Portugal (PCdoB), então deputados federais, divergiram em seus votos. O democrata votou a favor do benefício a empreiteira, já a comunista foi contra. 

De acordo com o despacho do juiz federal Sérgio Moro, o então presidente da Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht, encaminhou mensagem eletrônica a executivos do grupo, lamentando o fato de a MP ter sido vetada por Lula e informando que o então presidente teria sido influenciado negativamente pelo ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Mensagem eletrônica de Odebrecht:

"Tudo que é bom, é difícil. Tudo que é fácil, não é para nós. Acho que o 'muito pequeno' obstáculo de hoje abre uma avenida de oportunidade para sairmos ainda melhor do que se tivessemos ganho. Hoje estavámos 'carregando' um mundo de gente, agora com a dívida (ainda que moral, e de costumazes mal pagadores) que nossos 'amigos' tem conosco, podemos tentar emplacar ganhos maiores só para nós. Italiano [Palocci] acabou de me ligar. Disse que GM [Guido Mantega] manipulou a info para o PR. Vai estar com PR na 2ª ou durante o final de semana. Combinamos de nos encontrar amanhã as 15hs. Ele mesmo pediu além dos argumentos para a sanção/veto parcial, que levassemos alternativas para nos compensar. Sejamos criativos! Maurício: além das que vc. está trabalhando avalie com Fadigas se não tem nada também no Poliedro (ainda que parcial). O ideal seríamos colocar valores de qt somos compensados em cada uma das opções abrindo assim um menu/mix de escolha tributárias e ou com a Petrobrás. Vamos sair melhor do que se tivessemos ganho. MF/CF: Vou estar em reunião amanhã pela manhã, mas podem me chamar assim que tiverem o material."

Bahia (BA)  
Alice PortugalPCdoBNão
Antonio Carlos Magalhães NetoDEMSim
Colbert MartinsPMDBSim
Edigar Mão BrancaPVNão
Edson DuartePVSim
Emiliano JoséPTNão
Félix MendonçaDEMNão
Geraldo SimõesPTNão
João AlmeidaPSDBSim
Jorge KhouryDEMSim
José Carlos AleluiaDEMSim
José Carlos AraújoPRSim
José RochaPRSim
Joseph BandeiraPTNão
Jutahy JuniorPSDBNão
Lídice da MataPSBNão
Luiz AlbertoPTNão
Luiz CarreiraDEMSim
Marcelo Guimarães FilhoPMDBSim
Márcio MarinhoPRSim
Marcos MedradoPDTNão
Mário NegromontePPSim
Paulo MagalhãesDEMSim
Roberto BrittoPPSim
Sérgio Barradas CarneiroPTNão
VelosoPMDBSim
Zezéu RibeiroPTNão
Total Bahia: 27    

Post a Comment