Responsive Advertisement
O número de eleitores com 16 anos mais que dobrou desde as eleições de 2014, na Bahia, segundo dados do Tribunal Regional Estadual (TRE-BA). No último pleito, eram 38 mil, enquanto em 2016 o número chega a 83 mil.


A quantidade de eleitores com 17 anos também subiu, segundo o órgão. Em 2014, era de 81 mil, já esse ano são 126 mil, um aumento acim de 50%.


Os jovens menores de 18 anos, assim como as pessoas com mais de 70, não são obrigados a votar, mas para os que decidirem ir às urnas e ainda estão em dúvida sobre como escolher os melhores candidatos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o IGBE lançaram nesta terça-feira (20) uma cartilha, intitulada "O seu município em números", que traz dicas sobre temas que precisam receber a atenção dos governantes.


O informativo possui dados sobre a população, economia, saúde e educação dos municípios brasileiros e pode servir de apoio não só para os eleitores, mas também para candidatos e partidos.


Segundo o TSE, um milhão de cartilhas serão distribuídas pelas agências do IBGE, prefeituras câmaras de vereadores e associações dos municípios. Também está prevista uma versão digital do informativo que será enviado aos eleitores por email.


"Os jovens, os mais atentos, os mais astutos, certamente vão dar o valor que merece esse fascículo. E isso é importante para eles terem noção do que vão fazer, em quem votar, porque votar", afirma Mário Alberto Hirs, presidente do TRE-BA. g1

Post a Comment