Responsive Advertisement
Alice Portugal (PCdoB) e Pastor Sargento Isidório (PDT) permanecem em segundo e terceiro lugares

A dez dias das eleições, o candidato do DEM a prefeito de Salvador, ACM Neto, mantém larga vantagem para se reeleger ainda no primeiro turno, aponta a nova pesquisa do Instituto Paraná, divulgada ontem pela Record Bahia. Na estimulada, quando são apresentados os nomes dos sete concorrentes, o democrata  aparece com 69%.
O percentual atribuído a Neto é quase o mesmo do levantamento anterior do instituto, de 1º de setembro, quando foi citado por 68,8% dos eleitores, e exatamente igual ao detectado na última pesquisa do Ibope/TV Bahia, divulgada no início desta semana. Alice Portugal (PCdoB) e Pastor Sargento Isidório (PDT) permanecem em segundo e terceiro lugares.

Em relação à primeira sondagem do Instituto Paraná, na qual aparecia com 7,9%, Alice cresceu 2,6 pontos. Agora, está com 10,5% . Já Isidório, que tinha 6,4%, oscilou para 6,9%.  Claudio Silva (PP), Célia Sacramento (PPL), Fábio Nogueira (Psol) e Da Luz (PRTB) não alcançaram 1%, cada.

Juntos, os seis adversários de Neto têm 19,6% da preferência, ante os 16,9% de 1º de setembro. Os indecisos somam 4,9% e outros 6,4% afirmam que não votariam em nenhum deles. Para 79,9% dos entrevistados, a escolha do candidato a prefeito é definitiva, enquanto 20,4% admitiram possibilidade de mudar o voto até 2 de outubro.

Espontânea
No comparativo com o primeiro levantamento do Instituto Paraná sobre a sucessão na capital, o crescimento de ACM Neto foi de aproximadamente 17 pontos na pesquisa espontânea, quando os eleitores não são submetidos à lista de nomes. No total, 60,1% dos entrevistados manifestaram preferência pelo democrata. No início do mês, esse índice era de 43,3%.

Embora seja cerca de cinco pontos abaixo do percentual atribuído pelo Ibope a Neto nesse cenário, o aumento significativo apontado pelo Instituto Paraná confirma a tendência de consolidação dos votos para o democrata. Para os analistas políticos, o índice dos que escolhem o candidato espontaneamente é visto como o principal indicador de fidelidade eleitoral.

No mesmo compasso, Alice Portugal e Pastor Sargento Isidório também apresentaram crescimento na espontânea, embora menor em números absolutos. Antes, a candidata do PCdoB aparecia com 2,1%. Na nova pesquisa, ela alcançou 5,8%, quase o triplo. Já o pedetista, que tinha 1,8% no começo do mês, foi a 4,4%. A soma dos demais candidatos ficou no mesmo patamar - 1,1%. Os indecisos são agora 22,3%, menos da metade dos 45,7% detectados na primeira sondagem do instituto.

Independente das preferências, 87,1% estão certos de que Neto será reeleito. Antes, a expectativa de vitória do atual prefeito era de 80,1%. Outros 3,6% acham que Alice ganhará a disputa. Para 1,2%, Isidório sairá vencedor das urnas. Em relação aos dois adversários do democrata mais bem posicionados na pesquisa, o resultado é semelhante ao detectado em 1º de setembro.

Impopularidade
Entre os candidatos com os maiores índices de rejeição, Da Luz continua na dianteira, com 40%. Em segundo, terceiro e quarto lugares vêm Alice, Isidório e Célia Sacramentos, citados, respectivamente, por 30,5%, 27,5% e 23,6%. Todos eles cresceram de quatro a sete pontos desde o início do mês.  Na casa dos 17%, Claudio Silva e Fábio Nogueira estão tecnicamente empatados. Ambos ultrapassaram Neto, que aparece agora último no ranking negativo, com 11,8%. 

Avaliação
A pesquisa também avaliou a satisfação com o trabalho do democrata à frente da prefeitura. No total, 86,2% aprovaram a gestão, o mesmo resultado da sondagem anterior. Outros 10,7% pensam o contrário, percentual ligeiramente inferior ao do início do mês, quando 11,6% desaprovaram o desempenho do prefeito.

O instituto ouviu 840 eleitores entre os dias 17 e 21 de setembro. Com margem de erro estimada em 3,5%, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-08873/2016.

Post a Comment